Dica Pet – Obesidade animal

O assunto de hoje, é muito importante!

obesidade

A obesidade tem se tornado um problema frequente em cães e gatos, que estão cada vez mais sedentários e expostos a má alimentação. Existe uma série de fatores que favorecem a obesidade, como predisposições genéticas raciais, como o caso dos buldogues e beagles, por exemplo, doenças como hipotiroidismo e hiperadrenocorticismo, além de alterações hormonais, hábitos alimentares inadequados, ansiedade, solidão, castração e um fator que deve ser levado em consideração é a idade do pet, pois com o passar dos anos e a diminuição do metabolismo e das atividades físicas, o animal passa a ganhar peso.

obesa

Somente o médico veterinário saberá precisar qual a origem da obesidade do animal e indicar o tratamento apropriado que inclui mudanças como:

– O quanto o animal precisa perder de peso;

– Qual é o programa de exercícios adequado;

– Qual é a dieta mais indicada;

– Qual é a quantidade de alimento;

– Quantas refeições devem ser oferecidas ao dia.

Eu tenho algumas alternativas que podem começar a ser adotadas no cão ou gato para que o aumento de peso não se torne um problema maior.

images (1)

– Não ofereça petiscos para seu cão ou gato enquanto você estiver comendo.

– Não ofereça apenas 1 refeição por dia ao seu pet, muito menos exagere na quantidade de comida nessa única refeição diária do seu bichinho de estimação.

– Pesquise por alimentos indicados para seu cão ou gato com baixas calorias.

– Faça caminhadas leves ele com média de 30 minutos por dia.

– Compre brinquedos que estimulem a atividade física do seu pet para que ele possa brincar em casa e, assim, gastar calorias.

– Mantenha sempre água limpa e fresca disponível.

page1

É recomendado que os pets comam somente rações, de preferência, rações de boa qualidade, pois elas são formuladas com todos os ingredientes necessários e na quantidade exata para o bem-estar do animal. Alguns alimentos, como cenoura, alface, brócolis e maça podem ser fornecidos como petiscos, ao invés dos industrializados ou pedaços de pizza e pão que normalmente são dados a eles.

page

Um petisco que de forma nenhuma pode ser dado aos cães, é o chocolate, pois ele é tóxico e pode causar problemas sérios.

proibida2

Muitos animais ficam obesos porque não se exercitam como deveriam ou porque estão comendo de maneira inadequada e ingerindo mais calorias do que gastam por dia. Mas após avaliação veterinária e mudanças na rotina seu pet vai perder peso e deixar sua saúde “em dia”.

como-perceber-esta-condicao-em-caes-e-gatos-5

Espero ter ajudado.

Até o próximo post,

XOXO.

3 comentários sobre “Dica Pet – Obesidade animal

  1. achei que era so com os seres humanos que a obesidade tinha problema achei muito interesante a materia parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *