Outubro Rosa também é dos Pets !!

Este mês é dedicado à campanha, do movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa que é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

CAPA

Mas você sabia que cadelas e gatas têm câncer de mama assim como nós humanos?

Pois é, as pessoas acabam esquecendo ou não sabem que os pets também podem ter câncer de mama é sua ocorrência é tão alta quanto nas mulheres. Por essa alta prevalência, é preciso conscientizar os proprietários sobre a importância dos exames periódicos é do diagnóstico precoce da doença, pois quando o tratamento é prévio, as chances de cura aumentam significativamente.

1

São os tumores mais comuns em fêmeas de cadelas e gatas, em especial as adultas é não castradas. A exata causa que leva ao aparecimento do tumor de mama ainda é desconhecida, mas pode ser explicado pelo estímulo dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona sobre o tecido mamário, fatores como genética é até o ambiente podem influenciar no aparecimento da doença. Em cadelas, 50 a 60% dos tumores mamários são malignos, já em gatas esse número pode chegar a 90%. Então ao acariciar seu pet, verifique sempre as mamas: os primeiros mamilos normalmente são bem pequeninhos e ficam logo abaixo dos membros dianteiros. A cadeia mamária se estende até o final da barriga e normalmente é composta por quatro ou cinco pares de mamas.

O tumor pode se manifestar de diferentes maneiras: como um único ou vários nódulos espalhados pela cadeia mamária, de diferentes tamanhos e consistência. Com o passar o tempo, os nódulos crescem e podem levar a feridas na pele, dor, presença de secreção de leite e/ou um material escuro pelos mamilos. A melhor forma de detectar se algo está errado é simples: palpando e olhando o animal.

2

Uma vez com o tumor de mama, o tratamento recomendado é sempre cirúrgico, seguido ou não de quimioterapia. Porém, antes de programar a cirurgia, é necessária a realização de vários exames, como radiografias de tórax e ultrassonografia de abdômen, a fim de pesquisar se há algum sinal de metástase (disseminação do tumor para outros órgãos). Caso não exista metástase, o prognóstico é melhor. A necessidade da quimioterapia vai depender do resultado de uma análise, que vai determinar se o tumor é maligno ou benigno.

cocker-com-tumor-gigante3

A melhor forma de prevenir este tipo de tumor é com a castração precoce, antes do primeiro cio do animal. Dessa maneira, a incidência cai para menos de 0,05%. Quando a castração é feita entre o primeiro e segundo cio, o risco de desenvolver o tumor de mama sobe para 8%, e após o segundo cio, para 26%. Evite ainda a aplicação de anticoncepcionais.

w

As chances de cura aumentam e as complicações diminuem quando o diagnóstico é realizado precocemente. Caso você sinta um nódulo na mama de seu animal, procure um médico veterinário o quanto antes.

outubro-rosa

Detectar cedo o problema pode salvar vidas, não só a do seu pet, quero aproveitar o post para deixar a minha mensagem também para você MULHER.

1367610545206Autoexame_cancer de mama

Sem título

XOXO.

4 comentários sobre “Outubro Rosa também é dos Pets !!

  1. Nossos queridos animais precisam de todo carinho e cuidado. Fazem parte da nossa história e da nossa familia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *