Segredos indispensáveis para controlar a oleosidade da pele

Uma limpeza de pele adequada é um dos cuidados mais importantes para a saúde de qualquer pele, sendo especialmente importante nas peles oleosas. Devido à produção de sebo em excesso, os poros ficam facilmente entupidos, as espinhas e os cravos surgem de forma recorrente em uma pele excessivamente brilhante, sendo por isso essencial uma limpeza adequada.

poli1

A pele oleosa é um tipo de pele que requer cuidado especial, de modo a manter-se sempre limpa e devidamente hidratada.

Afinal quem tem pele oleosa sabe o trabalho que dá para mantê-la sequinha e longe da acne.

garota-com-acne

Para evitar o aparecimento destes problemas, e manter a sua pele limpa, saudável e com um aspecto bonito, há vários cuidados que deve ser tomado diariamente.

Nesse post tenho algumas dicas para amenizar esse problema, então, se você tem a pele oleosa esse post é pra você, bora conferir!

Limpeza da pele – Para limpar a pele deve lavar o rosto de manhã e à noite, com água fria ou morna, pois a água muito quente, ela remove a oleosidade natural da sua pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo, a escolha do sabonete também é importante, utilize uma loção específica para peles oleosas ou um sabonete neutro, de preferência um sabonete com PH 5.5, sabonetes com ácido salicílico também são uma boa escolha, uma vez que esta substância contribui para manter a oleosidade da pele sob controlo. Uma vez por semana é recomendável fazer uma esfoliação, de modo a remover as células mortas e abrir os poros obstruídos com sebo ou outras impurezas.

peleoleosaa

Tonificação – O tônico é um produto bastante importante nos cuidados da pele, seja ela oleosa ou não. O tônico deve ser aplicado antes do hidratante, tendo várias funções como fechar os poros, reequilibrar o PH da pele, e ainda, remover mais a fundo quaisquer vestígios de maquiagem e outras impurezas.

Pele-oleosa-mista

Hidratação – Ao contrário do que muitas pessoas pensam a pele oleosa, não sendo ressecada, também perde água. Como tal, os cuidados com a sua hidratação são essenciais para manter os níveis adequados de água na pele. Evite cremes mais densos, apostando sim em produtos com uma textura mais suave, que deixam a pele respirar. Tendo em conta que um dos problemas da pele oleosa é ser excessivamente brilhante, prefira produtos hidratantes com fórmulas matificantes.

pele-bonita

Protetor solar – A proteção solar é outros dos cuidados essenciais em qualquer pele, e que é muitas vezes esquecido na maior parte do ano. No entanto, para manter a sua pele protegida e saudável deve usar um protetor solar todos os dias, independentemente de estar um dia de sol ou não. Mas precisa usar protetores específicos para o rosto com pele oleosa, com FPS 30 no mínimo. As fórmulas são pensadas não só para formar uma barreira contra os raios ultravioletas, mas também para tratar a oleosidade da pele, evitando que o problema aumente.

page

Maquiagem – Quem tem a pele oleosa não deve colocar maquiagem sem fazer antes uma lavagem e tonificação. Sendo a pele oleosa tão dada a problemas cutâneos, especialmente por ficar com os poros facilmente obstruídos, é essencial que utilize produtos de maquiagem adequados a este tipo de pele. Assim, prefira os pós-compactos e soltos, pois irão ajudar a absorver o excesso de oleosidade. Evite bases densas ou líquidas, pois terão como resultado a obstrução dos poros. Por fim, aposte em produtos, com efeito, mate, pois além de combater o brilho em excesso, dão uma aparência mais uniforme e seca à pele. Procure também retirar a maquiagem assim que possível, para garantir que os poros não ficam obstruídos durante muito tempo.

MASCARA-PARA-PELE-OLEOSA

Lencinhos umedecidos – Eles até aliviam aquela sensação pegajosa, mas não resolvem a oleosidade. A ação é restrita ao alívio do desconforto. Pode haver, inclusive, um aumento da oleosidade, caso seu lencinho contenha produtos que desgastam a pele. Prefira andar com um pouco de loção adstringente e lenços de papel ou plaquinhas de algodão, eles são úteis quando não é possível lavar o rosto.

Lenços-anti-oleosidade-e-brilho

Efeitos da poluição – Os agentes poluentes facilitam a inflamação da pele, gerando problemas como a acne. Vale lembrar que o próprio óleo em excesso já apresenta esta propriedade, assim como a poluição, individualmente. Somando os dois, portanto, teremos maior inflamação cutânea.

shutterstock_27742420

Chocolate – A Ciência ainda não dispõe de um veredicto a esse respeito. Enquanto muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não tem nada a ver com o aumento da oleosidade, outros apontam a quantidade de gordura presente na composição como um fator desencadeante para o problema.

chocolate

Ar condicionado – Quando o tempo esquenta, fica difícil escapar dele. O problema é que o ar condicionado, por ressecar o ambiente, ajuda na desidratação da pele. Com isso, há o aumento na produção de óleo, como uma reação natural do seu organismo para tentar reduzir a perda desta água. Hidrate-se bastante, com água e sucos naturais, que o efeito do aparelho tende a ser menos nocivo sobre sua aparência.

ar condicionado

Antes de dormir – Depois de remover a maquiagem e fazer a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, o dermatologista recomenda que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Pela manhã, não se esqueça de retirar o produto, lavando bem o rosto.

creme-rosto-06

Todos estes cuidados são essenciais para manter a pele menos oleosa e com um aspecto mais limpo e saudável. Contudo, se mesmo seguindo estas dicas a pele continuar com muita oleosidade, isso pode significar que os produtos que utiliza não são os mais adequados. Dessa forma, procure melhorar a sua alimentação e substituir os seus produtos por outros de melhor qualidade se necessário procure um medico dermatologista.

A minha pele é ultra oleosa, no momento estou usando o Sabonete Assepsia forte que é ideal para peles com excesso de oleosidade. Realiza uma limpeza profunda removendo as células mortas e mantendo a pele limpa, sem cravos e espinhas. E também o Hidratante Clean e Clear Advantage Ante espinhas que hidrata a pele ao mesmo tempo em que combate a acne com eficácia por meio da tecnologia Acelera Complex. Sua fórmula combina ingredientes não oleosos e ácido salicílico, deixando uma sensação refrescante no rosto.

page

Tenho gostado muito do resultado.

Espero ter ajudado.

XOXO.

2 comentários sobre “Segredos indispensáveis para controlar a oleosidade da pele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *